top of page

Pendências: a Flor do Vale é a capital nacional do camarão

Por Izabely Rodrigues, licenciada em Química pela UFRN, professora da rede privada e Editora Colaboradora do Observatório da Várzea

Imagens: Willys Fotografias e Fazenda da Canopus Pescados

Banhada pelo rio Piranhas-Açu e com sua história marcada por lutas, Pendências popularmente conhecida como a Flor do Vale, emancipada há 68 anos é o município do estado do Rio Grande do Norte que apresenta a maior produção de camarão do Brasil. Localizada a 195 km de Natal (RN), o município surge como a capital nacional do camarão.


Para além de uma cidade acolhedora, de gente forte e trabalhadora, faz-se necessário olhar para a flor de nosso Vale com o olhar de orgulho. Pendências é o berço da maior empresa de produção de camarão da América Latina, a Potiporã que possui 1,2 mil hectares, distribuídos em 86 viveiros para os crustáceos, 60 berçários e 35 quilômetros de canais produzindo aproximadamente 800 toneladas de camarão por mês.


O setor produtivo de carcinicultura do município conta com outras empresas de médios e pequenos portes, dentre elas destacam-se a Canopus Pescados e a Norte Mar, que contribuem significativamente para manter Pendências no lugar mais alto do pódio no ranking de produção dos crustáceos nacional. O que muito orgulha nossa cidade é a empregabilidade feminina, em razão da maior parcela de funcionários dessas empresas serem mulheres.


A capital nacional do camarão muito contribui para o desenvolvimento econômico municipal e estadual, entretanto andamos longe de receber o que de fato merecemos enquanto município. Mesmo diante de um setor produtivo tão forte e rico, Pendências ainda é pouco beneficiada em relação ao que contribui. Sonhamos com uma Pendências mais limpa, segura, com transporte, saúde e educação pública de qualidade para todos.


Que as pendências fiquem apenas em seu nome, mas que a coragem de travar lutas, assim como foi em nossa história, permaneça viva no coração de nosso povo, para que tenhamos força de buscar o que é nosso de direito e não receber ofertado como favor, para que o que é do povo seja de fato do povo, do público, de todos e não para alguns.


A Flor do Vale ganha um novo nome, agora não mais vista como “das Pendências”, mas reconhecida como a maior produtora de camarão do Brasil, a capital nacional do camarão. Para além de um nome, ganha também um novo espaço, pois é do Vale, do Açu e da Várzea, Pendências é hoje parte de um sonho em comum de alguns que coletivamente sonham em preservar a identidade de nosso povo e fazer com que as suas vozes sejam ouvidas. Pendências embarca em um novo espaço, é abraçada e acolhida pelo Observatório da Várzea.


Estamos observando...

142 visualizações
Comentários (9)
Rated -0 out of 5 stars.
0.0 | -1 Rating

Adicionar avaliação
Guest
Aug 21

Sedução de dinheiro e poder que nem mesmo Falsielle resistiu. Assim que o marido perdeu o emprego fantasma de George e Gustavo não cedeu as pressões dela, pulou fora. O que explica ela de volta ao prato que cuspiu, se abraçando com bolsonaristas de carteirinha? Aliás, o que fez na prática Falsielle em defesa da mulher de Assu? A Delegacia da Mulher foi obra conjunta de Gustavo e Fátima, essa não vale citar.

0

Guest
Jul 30
Rated 3 out of 5 stars.

Como toda área da indústria no RN ,não há fiscalização.

2

Guest
Jun 07

Depois d 10 anos por quê? ah, porque Ivan Jr. tinha acabado. Até com o título de São João mais antigo do mundo ele tinha acabado.

1

Guest
Jun 06

Derretimento tá sofrendo seu prefeito, com essa gestão desastrosa.

0

Guest
May 19

Que coisa, não? Rsrsr

1

Guest
May 04

Arrasou 👏🏼

1

Guest
May 04
Rated 5 out of 5 stars.

Amei incrível demais!!

1

Guest
May 04
Rated 5 out of 5 stars.

Arrasou!!!

0

Guest
Mar 10
Rated 5 out of 5 stars.

Top

1
bottom of page