top of page

Governo Lula iniciará com 11 mulheres ministras. Saiba quem são

Por Igor Apolônio, Engenheiro Agrônomo (UFERSA), pós-graduando em Educação Ambiental e Editor Chefe do Observatório da Várzea.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta quinta-feira (29/12) os nomes que estarão à frente de 16 ministérios. Com a divulgação completa-se a lista dos 37 ministros que integrarão o terceiro mandato de Lula. A posse de todos os ministros acontece no próximo domingo (01/01) durante a cerimônia de posse presidencial.

Dos 37 ministros, 11 são mulheres. São elas: Ana Moser- Ministério do Esporte: Ex jogadora de vôlei, foi medalhista olímpica em 1996. Atuou na equipe de transição e é fundadora do Instituto Esporte e Educação.

Cida Gonçalves- Ministério da Mulher: Graduada em Publicidade e Propaganda, é consultora em políticas públicas. Foi secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres nos governos de Lula e Dilma. Daniela do Waguinho (União Brasil) - Ministério do Turismo: Pedagoga e deputada federal pelo RJ. Em 2022 foi reeleita deputada mais bem votada. Foi secretária de assistência social e cidadania de Belford Roxo RJ. Esther Dweck (PT) - Ministério da Gestão & Inovação: Economista e professora, graduada em ciências econômicas, doutora em economia da indústria e da tecnologia pela UFRJ. Atuou no ministério do planejamento entre 2011 e 2016 no governo Dilma. Nisia Trindade - Ministério da Saúde: Formada em ciências sociais pela UERJ. Primeira mulher a presidir a Fiocruz em mais de 120 anos e responsável pela criação do observatório covid 19. Simone Tebet (MDB) - Ministério do Planejamento: Formada em direito pela UFRJ e mestre em direito do estado, foi deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul e prefeita de Três Lagoas (MS), foi vice-governadora, senadora e candidata a presidente. Luciana Santos (PCdoB) - Ministério da Ciência e Tecnologia: Formada em engenharia elétrica pela UFPE, foi presidente da UNE, além de secretária estadual de ciência e tecnologia e deputada estadual e federal por Pernambuco, foi prefeita de Olinda e é atual vice-governadora de Pernambuco. Margareth Menezes - Ministério da Cultura: Cantora, compositora, atriz. Indicada ao Grammy e Grammy Latino. Anielle Franco - Ministério de Igualdade Racial: Graduada em inglês e literatura pela UERJ, em jornalismo e inglês pela universidade estadual de Carolina do Norte. é mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ. É diretora do instituto Marielle Franco. Sônia Guajajara (Psol)- Ministério dos Povos Originários: Líder indigena do povo guajajara, formada em letras e enfermagem, pós graduada em educação especial. Foi candidata a vice-presidente em 2018 na chapa com Guilherme Boulos do Psol. Foi eleita deputada federal. Marina Silva (REDE) - Ministério do Meio Ambiente: Formada em história pela UFAC, foi deputada estadual e senadora pelo Acre. Foi ministra do meio ambiente entre 2003 e 2008.

218 visualizações