top of page

Enquete não vence eleição, mas pode indicar um termômetro do momento

Por Silvino Júnior, graduando em jornalismo (UERN), Assistente de Planejamento da Produção (SENAI) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Fabielle venceu a enquete promovida no story do Observatório da Várzea realizada entre ontem e hoje. Foram quase 2 mil votos computados. Ela recebeu 946 votos; Vanessa conquistou 558 votos e Lula Soares teve 179 votos. Sem um plano amostral e sem valor científico, a enquete projetou os três nomes sobre a eleição municipal de Assú e apenas reproduz a opinião de uma bolha. Como é difícil medir a participação espontânea dos internautas e a mobilização das partes interessadas que estão na enquete e por vezes pedem aos seus seguidores para votar, não é possível lançar prognóstico. Mas é possível pensar dois pontos.

Fabielle tem mais seguidores que Dra. Vanessa e Lula Soares. Isso por si só já sinaliza que sua construção de imagem nas redes é robusta e mais influente que os dois. Segundo, as pessoas se engajam com aquilo que tomam consciência. Fabielle possui um perfil bem posicionado e seu conteúdo acaba atingindo tanto apoiadores fiéis quanto cidadãos que não estão pensando em eleição no momento, mostrando que ela tem uma marca digital forte e que seu nome na rede gera um bom alcance, permitindo que as pessoas se direcionem até uma enquete para votar ou a se engajar em um conteúdo que mencione ela.

Enquete não vence eleição. Rede social não garante voto. Mas tudo isso pode representar o termômetro de um momento. Fabielle hoje parece ter a simpatia de uma parte dos jovens, das mulheres e de representantes de movimentos sociais da cidade. Resta saber se isso se converte em viabilidade política e muda a percepção de desconfiança que atualmente o seu grupo político tem sobre si.


Estamos observando...

27 visualizações
Comentários (9)
Avaliado com -0 de 5 estrelas.
0.0 | -1 avaliação

Adicionar avaliação
Convidado:
21 de ago.

Sedução de dinheiro e poder que nem mesmo Falsielle resistiu. Assim que o marido perdeu o emprego fantasma de George e Gustavo não cedeu as pressões dela, pulou fora. O que explica ela de volta ao prato que cuspiu, se abraçando com bolsonaristas de carteirinha? Aliás, o que fez na prática Falsielle em defesa da mulher de Assu? A Delegacia da Mulher foi obra conjunta de Gustavo e Fátima, essa não vale citar.

0

Convidado:
30 de jul.
Avaliado com 3 de 5 estrelas.

Como toda área da indústria no RN ,não há fiscalização.

2

Convidado:
07 de jun.

Depois d 10 anos por quê? ah, porque Ivan Jr. tinha acabado. Até com o título de São João mais antigo do mundo ele tinha acabado.

1

Convidado:
06 de jun.

Derretimento tá sofrendo seu prefeito, com essa gestão desastrosa.

0

Convidado:
19 de mai.

Que coisa, não? Rsrsr

1

Convidado:
04 de mai.

Arrasou 👏🏼

1

Convidado:
04 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Amei incrível demais!!

1

Convidado:
04 de mai.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Arrasou!!!

0

Convidado:
10 de mar.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Top

1
bottom of page