top of page

Bento XVI: O Papa histórico

Por Tállison Ferreira, poeta, escritor e filósofo. Graduado em Filosofia (FAHS), Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (UNINTER), Mestre em Educação (UFRN) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

Não há amor sem sofrimento, sem o sofrimento da renúncia a si mesmo, da transformação e purificação do eu para a verdadeira liberdade.

Papa Bento XVI


Papa Bento de XVI foi considerado um pontífice intelectual, magnifico escritor e teólogo da Igreja Católica Apostólica Romana. Durante o seu pontificado escreveu sobre Fé e Razão, Cultura Moderna, Juventude, Economia, Jesus de Nazaré (best seller) etc.

“O Papa pouco carismático” ficou considerado como o papa histórico por ter renunciado em 11 de fevereiro de 2013. O primeiro papa a renunciar foi Gregório XII, no século XV. Cabe destacar, que outros papas (Paulo VI, João Paulo II) também cogitaram a renúncia, inclusive o Papa Francisco, que recentemente conversou com a impressa a respeito dessa possibilidade, por questões de saúde.

Bento XVI renunciou aos 85 anos de idade e inaugurou o “cargo de papa emérito”, justificando não ter mais condições para governar a “barca (Igreja) de Cristo”. Contudo, sabe-se que não foram somente os problemas de saúde que o fizeram pedir renúncia, mas outros fatores de ordem politica e as crises morais (abusos e escândalos sexuais envolvendo os clérigos da mais prestimosa instituição do mundo chamada Igreja Católica) que o seu governo enfrentara.

Abrindo às portas para o seu sucessor, o Papa Francisco, a Igreja Católica passa, como em tempos passados, quando João XXIII a governou, por grandes transformações e reformas. Essa tem sido uma das características do pontificado de Francisco, que insiste numa proposta de Igreja para além do seu tempo (em saída) e na vivência de uma fé encarnada.

Ao longo desses 10 anos de pontificado do Papa Francisco, Bento XVI o acompanhou com suas orações, sempre se colocando, mesmo na condição de papa emérito, à disposição da Igreja. E reciprocamente Francisco devolveu-lhe afeto e admiração.


FUNERAL

O corpo do Papa Bento XVI será exposto na Basílica de São Pedro, no dia 02 de janeiro de 2023, para o último adeus dos fiéis. O funeral ocorrerá no dia 05/01, véspera da epifania do Senhor, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Franciso.

(@vatican News)

24 visualizações