top of page

ASSÚ: FURAR FILA DE VACINA É GRAVE E IMORAL

Por José Guimarães, Licenciado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (Curitiba), especialista em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, pela Faculdade Bagozzi (Curitiba) e Editor Chefe do Observatório da Várzea.

Temos acompanhado Brasil afora os inúmeros episódios que envolvem o Plano Nacional de Imunização, desde as “vacinas de vento” até os casos de pessoas privilegiadas pelas gestões na hora da aplicação do tão precioso líquido imunizante, os chamados “fura-filas” que, de maneira escandalosa, sem se importar com as prioridades estabelecidas pelo PNI, colocam em risco as vidas mais fragilizadas da sociedade.

Pois bem, é preciso um cuidado muito redobrado em cidades como Assú, onde as afinidades parecem romper o limite da ética e os interesses pessoais se sobrepõem aos do coletivo. Geralmente, em cidades pequenas, o expediente do “jeitinho brasileiro” costuma ser mais naturalizado e, quando não acontece, as pessoas podem se voltar contra uma gestão que prioriza o protocolo e obedece ao PNI. Quando a gestão foge dos protocolos, cabe ao Ministério Público fiscalizar e punir os envolvidos.

É necessário por parte da população que aguarda ansiosa pela vacina o bom senso e, como diriam os gregos, aplicação da “justa medida”. O fato de alguns cidadãos possuírem algumas comorbidades e se encontrarem em grupos de risco, não deve sobrepor aos que estão em situações ainda mais vulneráveis, idosos e grupos prioritários. Buscar o cuidado consigo e com quem está ao redor é fundamental para manter a segurança coletiva. Em algum momento sua vez irá chegar.

Tentativa de furar fila da vacina ou qualquer tipo de coação e ameaça para tal ato é duplamente imoral e requer uma autorreflexão por quem se encontra em tal situação. A justa medida, o desejo do bem comum deve romper o discurso fácil e atingir a práxis esperada por quem costuma defender causas sociais. Isso sim é um gesto de compromisso com a cidade e o bem-estar do nosso povo.

Estamos observando…

227 visualizações
Comentários (9)
Rated -0 out of 5 stars.
0.0 | -1 Rating

Adicionar avaliação
Guest
Aug 21

Sedução de dinheiro e poder que nem mesmo Falsielle resistiu. Assim que o marido perdeu o emprego fantasma de George e Gustavo não cedeu as pressões dela, pulou fora. O que explica ela de volta ao prato que cuspiu, se abraçando com bolsonaristas de carteirinha? Aliás, o que fez na prática Falsielle em defesa da mulher de Assu? A Delegacia da Mulher foi obra conjunta de Gustavo e Fátima, essa não vale citar.

0

Guest
Jul 30
Rated 3 out of 5 stars.

Como toda área da indústria no RN ,não há fiscalização.

2

Guest
Jun 07

Depois d 10 anos por quê? ah, porque Ivan Jr. tinha acabado. Até com o título de São João mais antigo do mundo ele tinha acabado.

1

Guest
Jun 06

Derretimento tá sofrendo seu prefeito, com essa gestão desastrosa.

0

Guest
May 19

Que coisa, não? Rsrsr

1

Guest
May 04

Arrasou 👏🏼

1

Guest
May 04
Rated 5 out of 5 stars.

Amei incrível demais!!

1

Guest
May 04
Rated 5 out of 5 stars.

Arrasou!!!

0

Guest
Mar 10
Rated 5 out of 5 stars.

Top

1
bottom of page