top of page

Aprendendo com Poesia

Por Pedro Henrique, poeta e escritor. Bacharel em Direito (UERN), Especialista em Direito Digital (Faculdade Verbo), mestrando em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN) e Editor Colaborador do Observatório da Várzea.

A professora, poetisa e escritora assuense Raimunda Gonçalves, autora de “Metamorfose [Cactus, 2021]”, é a idealizadora do projeto “Aprendendo Com Poesia”, que vem sendo desenvolvido no Centro Educacional Dr. Pedro Amorim - CEPA, localizado no bairro Frutilândia. Esse importante e audacioso projeto conta com os seguintes objetivos: i) difundir o trabalho literário e poético dos escritores assuenses; ii) incentivar a valorização dos poetas e poetisas assuenses do passado, bem como dos poetas e poetisas contemporâneos; iii) incentivar o gosto pela poesia e oportunizar o surgimento da nova geração de poetas e poetisas assuenses. A iniciativa, que está completando três meses de existência, já pode ser considerada um sucesso, tamanho envolvimento e interesse dos alunos, bem como pelo engajamento de diversos poetas e poetisas parceiros(as) do Celebra-se Poesia, que se somaram a Raimunda na realização do I Recital Poético, que ocorreu ontem, 12/12, às 14h, no auditório do CEPA.

Registro dos integrantes do Celebra-se Poesia no Recital. Da esquerda para a direita Luciene Fernandes, Raimunda Gonçalves, Adailton Tavares, Socorro Guilherme e Daniel Reis. Foto: Ana Gabriele.

Raimunda é uma aguerrida lutadora da cultura e das letras no Assú, com destacada atuação no grupo Celebra-se Poesia, onde organizou duas antologias poéticas, são elas: “Coletânea Poemas Diversos [Cactus, 2021]”, e “Elas por elas [Offset, 2022]”. Como membro da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, participou ainda da antologia “Mulheres dos Rios [Offset, 2021]”.

No mês de setembro, quando as atividades do projeto iniciaram, Raimunda destaca a sensibilidade da direção da escola, por meio da diretora Antônia Ranicarla da Costa, que está sendo imprescindível para o sucesso do projeto, “desde o início a direção da escola incentivou e apoiou o Projeto Aprendendo com Poesia. Por entender que a arte e a cultura são ferramentas eficazes para facilitar a aprendizagem dos estudantes, além de ajudar na formação cidadã”. Foram realizadas, em setembro, atividades com as turmas do primeiro ao quinto ano, sendo trabalhado com os alunos os conceitos de rima, versos, estrofes, literatura de cordel. “No caso das turmas de primeiro e segundo ano eu fazia a leitura de poemas de poetas e poetisas assuenses, comentava e fazia perguntas. A partir do terceiro ano, dois de cada turma escolhiam um poema para ler para os demais”, relatou Raimunda.

Registro da Quadrinha coletiva construída com a turma do segundo ano vespertino sobre a Consciência Negra. Foto: Raimunda Gonçalves.

A partir da segunda quinzena de novembro, iniciou-se a preparação do I Recital Poético do projeto, em que foi priorizado o trabalho com os alunos do quarto e quinto anos. “Cada turma ficou com um poeta ou poetisa, dois estudantes de cada turma foram escolhidos pelos professores para recitar”.

Só temos a agradecer a coragem da escritora Raimunda Gonçalves, por encabeçar este grandioso projeto, e desejar vida longa para o “Aprendendo com Poesia”. Sem dúvidas, essa semente plantada e regada no jardim poético desse bairro, que já carrega os frutos em seu nome - Frutilândia - irá reflorestar a Terra da Poesia com uma nova geração de escritores e escritoras. A poesia “frutilandiense” é uma arma potente. Anotem isso que estou lhes dizendo!

53 visualizações
Comentários (9)
Noté -0 étoile sur 5.
0.0 | -1 note

Adicionar avaliação
Invité
21 août

Sedução de dinheiro e poder que nem mesmo Falsielle resistiu. Assim que o marido perdeu o emprego fantasma de George e Gustavo não cedeu as pressões dela, pulou fora. O que explica ela de volta ao prato que cuspiu, se abraçando com bolsonaristas de carteirinha? Aliás, o que fez na prática Falsielle em defesa da mulher de Assu? A Delegacia da Mulher foi obra conjunta de Gustavo e Fátima, essa não vale citar.

0

Invité
30 juil.
Noté 3 étoiles sur 5.

Como toda área da indústria no RN ,não há fiscalização.

2

Invité
07 juin

Depois d 10 anos por quê? ah, porque Ivan Jr. tinha acabado. Até com o título de São João mais antigo do mundo ele tinha acabado.

1

Invité
06 juin

Derretimento tá sofrendo seu prefeito, com essa gestão desastrosa.

0

Invité
19 mai

Que coisa, não? Rsrsr

1

Invité
04 mai

Arrasou 👏🏼

1

Invité
04 mai
Noté 5 étoiles sur 5.

Amei incrível demais!!

1

Invité
04 mai
Noté 5 étoiles sur 5.

Arrasou!!!

0

Invité
10 mars
Noté 5 étoiles sur 5.

Top

1
bottom of page